

Peregrinos
Dois monges peregrinos chegam à praça com seus baús de histórias. Deles, saem mundos em miniatura: uma comédia sobre um mestre desconcertado e um conto poético sobre uma monja artista do século XIX.
Uma experiência íntima e mágica no encontro de Teatro de Rua e Lambe-lambe, na tradição mambembe.
Na tradição dos artistas mambembes, dois monges misteriosos surgem, atraindo os olhares com o som suave de seus instrumentos. Quem se aproxima é convidado a uma jornada íntima e poética, uma fusão entre o Teatro de Rua, a Performance e a magia do Teatro Lambe-lambe. O espetáculo interfere no cotidiano da cidade e transforma o espaço público em território de imaginação e partilha.
Peregrinos é uma experiência híbrida, concebida pelo artista Laércio Amaral, um dos pioneiros do Teatro Lambe-lambe em Santa Catarina, com mais de três décadas dedicadas às artes cênicas. Seguindo a tradição mambembe, a dupla viaja e interfere no cotidiano das cidades, oferecendo ao público uma pausa para o encantamento.
Dentro de duas caixinhas-portais, dois espetáculos de curta duração aguardam, sendo revelados a um único espectador de cada vez, criando um momento único de intimidade teatral:
-
"A ILUMINAÇÃO", com Laércio Amaral, é uma cena cômica inspirada em mitos orientais, onde um mestre se vê perplexo diante do estado de iluminação inesperado de seu discípulo, desafiando a lógica e provocando o riso.
-
"O DESPERTAR", com Samara Rocha, narra a vida da monja, poetisa e artista Otagaki Rengetsu (século XIX), em uma história delicada sobre harmonia com a natureza, empoderamento feminino e espiritualidade.
Com apresentações de cerca de 3 minutos por espectador e uma ação performática total em torno de 60 minutos, Peregrinos convida o público a desacelerar, aproximar-se e testemunhar, em segredo compartilhado, o extraordinário que cabe dentro de uma caixa.
Duração total da ação performática: Cerca de 60 minutos
Classificação: Livre para todos os públicos
Formato: Teatro de Rua e Lambe-lambe (espetáculos individuais de ~3 min por pessoa)
Programação
-
Dia 21/03 (sábado) as 18h ensaio aberto do espetáculo Peregrinos seguindo de roda de conversa no Teatro do Espaço Excêntrico Mauro Zanatta.
-
10 apresentações gratuitas nas 10 Regionais da Cidade. (em agendamento)
-
Dia 24/04 (sexta-feira) das 19h as 20h de final de temporada no Teatro Espaço Excêntrico Mauro Zanatta, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, intérpretes de Libras, Tour tátil, audiodescrição e roda de conversa após a apresentação (com duração em torno de 30 minutos).
Ficha Técnica
Laércio Amaral : Direção e Elenco
Samara Rocha : Coordenação de Projeto e Elenco
Dico Ferreira : Dramaturgia e Oficina
Kátia Horn : Cenografia e Figurinos
Marcelo Torrone : Trilha Sonora Original
Victor Sabbagg : Técnico de iluminação
Fabiano Hoffman : Cenotécnico
Joselba Fonseca : Áudio descrição e tour tátil
Lidia Ueta : Filmagem e Teaser
Ronaldo Canos : Fotografia
Talita Sharon Machado : Tradução em Libras
Tiago Luiz Bubniak : Assessoria de Imprensa
Thayna Bressan : Social Midia
Alessandra Horn : Design Gráfico
.png)