


Samara Rocha
Artista Cênica | Produtora Cultural | Gestora de Projetos
DRT 0035308/PR Atriz e Palhaça
DRT 0019929/PR Diretora de Produção
Quem sou
Sou atriz, palhaça, dramaturga e produtora cultural com mais de 30 anos de experiência entre artes e gestão.
Minha trajetória nas artes começou nos anos 1990, entre cursos de teatro e apresentações.
Me formei em Administração (1998) e passei duas décadas no mundo corporativo, onde desenvolvi habilidades de gestão que hoje são ferramentas essenciais para os meus projetos culturais.
Retornei à cena em 2013 e, dois anos depois, mergulhei de vez no universo artístico e criativo integrando a Produção Cultural.
Em 2018, cofundei a LeS Paranauês Cia Criativa, onde arte e organização caminham lado a lado.
Me defino como uma artista em fluxo: curiosa, intensa e sensível. Meu trabalho é feito de encontros, processos não lineares, camadas que se sobrepõem como um caleidoscópio em constante transformação.
Palhaçaria
Minha brincadeira é filha do arquétipo do Louco (Tarot) e da revolução pelo riso — aquele que desata nós e costura novas verdades... com gravatas!
Ser palhaça é meu modo de esgravatar verdades embaixo do tapete do mundo e trazê-las de volta, embrulhadas em riso.
Cofundei o Les Lupines (2022), onde a palhaçaria é matilha e festa
com os espetáculos Alcateia Les Lupines (2022), Alcateia de Rua Les Lupines (2023-2024) e com a montagem do inédito 3 Lupinas.
Com a Les Paranauês, em Cão Fusão (2025) e Histórias Secretas Sobre Seres Selvagens (2024), embaralho comicidade e perguntas filosóficas e agora preparo um novo espetáculo-encontro: (A)Tenda Madame Divina, onde a palhaça é sacerdotisa e o público, cúmplice do improvável!
.png)




































Atuação
Minha jornada no teatro começou nos anos 90, e em 2013 retomei os palcos reencantada pelo fazer artístico.
Em 2024, apresentei Alta Performance, solo autoral e autoficcional realizado com a LeS Paranauês, consolidando minha trajetória artística.
Hoje, na Stultifera Cia, atuo nos espetáculos Nau dos Insensatos e EntreTelas.
Como atriz, transito entre palcos, telas e experimentos digitais, explorando narrativas que desafiam formatos. Do teatro físico às criações multimídia, cada projeto é uma jornada de reinvenção.



























_edite.png)
Contação de Histórias
Contar histórias é minha forma de tecer memórias e espiritualidade. Desde 2003, levo narrativas tradicionais e autorais a teatros, templos e até aplicativos, criando pontes entre o ancestral e o contemporâneo.




































Produção Cultural
Meu olhar para a produção vem da experiência prática e da escuta atenta dos processos criativos.
Minha formação em Administração (UNIVILLE) e especializações em gestão (ISAE/FGV) se uniram à minha paixão pela cena através da produção cultural em formações estratégicas (IF Goiás, UFPR, UEPG, Lume Teatro), criando uma abordagem única: organização que alimenta a arte, e arte que transforma processos.
Desde 2015, atuo com produção de espetáculos, oficinas e eventos culturais — com foco em editais públicos e gestão de projetos.
Na LeS Paranauês, desenvolvo propostas cênicas desde a ideia até a execução, articulando forma e fluxo aos desejos de cena em harmonia.
Produzir, para mim, também é imaginar futuros possíveis e concretizar sonhos.



































_edited.jpg)

